Recurso Especial(Penhora – Ausência de Registro) BC132
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Cível
Tipo de Petição: Recurso
Número de páginas: 34
Autor da petição: Alberto Bezerra
Trata-se de Modelo de Recurso Especial Cível, onde, em decisão unânime do Tribunal de Justiça, negou-se provimento a recurso de apelação.
Asseverou-se no acórdão que a venda de bem após a citação é tida como de má-fé.
Não se levou em conta no v. acórdão, que não existiu o registro da penhora, fato este que levou o adquirente de boa-fé( autor na ação de embargos de terceiro) a adquirir o bem constrito.
Entendeu-se que far-se-ia necessário o registro da penhora, para, assim, dar-se ciência a terceiros de boa-fé, o que não ocorreu a hipótese.
Afrontou-se, assim, o quanto disposto no art. 659, § 4º, do Código de Processo Civil, norma esta tida como violada para fins recursais, além do quanto disposto na Lei de Registros Públicos(Lei 6.015/73), em seu art. 167, inc. I, c/c art. 169.
Por conta disto, aforou-se recurso especial sob a égide do art. 105, inc. III, “a” e “c” da Constituição Federal (negativa de vigência de lei federal e dissenso pretoriano). .
Quanto à divergência jurisprudencial, o recurso já faz referência a acórdãos como paradigma na forma do art. 541 do CPC.
Os julgados foram extraídos de páginas da internet, sendo devidamente indicadas as fontes.
No REsp demonstrou-se, inicialmente, os requisitos formais para admissibilidade do recurso.
Ao término, pediu-se fosse provido o REsp no sentido de liberar a constrição do imóvel em debate, com a inversão do ônus da sucumbência.
Indexadores: prática pratica forense jurídica civil cível peças processuais cíveis código de processo civil modelos de petições forenses peça processual petição doutrina jurisprudência atualizada
R$ 89,25 em até 12x
no Cartão de Crédito ou
*R$ 80,33(10% de desconto)
com o
PIX