O que é incidente de desconsideração da personalidade jurídica ?
- Login ou registre-se para postar comentários
INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NOVO CPC
Uma das significantes alterações havidas no CPC, diz respeito à desconsideração da personalidade jurídica. Agora, como sabemos, por força dos arts. 133 e segs. do CPC/2015.
E fez muito bem o legislador. Sempre foi um tremendo desgaste quando o assunto dizia respeito à desconsideração da personalidade jurídica, mas por um motivo maior: a ausência do direito de defesa do executado.
É certo que, corriqueiramente, de fato algumas empresas eram utilizadas como meras fachadas a encobrir o patrimônio dos sócios. Uma nítida espécie de blindagem patrimonial desses; e obviamente isso obstava, e muito, o recebimento do crédito em juízo.
Confira este vídeo
⇣⇣⇣⇣
Há muito tempo o fenômeno jurídico da desconsideração da personalidade jurídica existe. Desde a chegada do Código de Defesa do Consumidor (CDC, art. 28) e, atualmente, também imerso no Código Civil de 2002 (CC, art. 50). É dizer, no plano do Direito Material a desconsideração da personalidade já era tratada; todavia, no plano processual, nada se tinha para embasar as decisões judiciais (nomeadamente no procedimento a se tomar).
Não raro os magistrados, sem ao menos dá o direito de defesa ao sócio-executado, de pronto redirecionava a execução contra esse. Com isso, havia a indesejada constrição do patrimônio desse, sem sequer se tenha ouvido-o. Não importava o motivo, fosse confusão patrimonial, desvio de finalidade etc.
Após a penhora, sim, ai o mesmo poderia oferecer sua defesa, ordinariamente por meio de Embargos de Terceiro.
No entanto, indagava-se: onde fica o princípio constitucional do amplo direito de defesa, do contraditório e até mesmo do devido processo legal (em relação a perda do patrimônio) ?
Felizmente o Novo Código de Processo Civil trouxera à tona o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (CPC, art. 133 e segs.).
Com efeito, especialmente quanto à garantia da ampla defesa, existe regra processual expressa realçando a necessidade do contraditório em relação à figura do sócio ou administrador (novo CPC, art. 135).
Destarte, em razão da relevância do tema, realizamos uma palestra onde o tema enfocado foi o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no Novo CPC.
Esperamos que lhe seja útil.
Tópicos do Direito: desconsideração da personalidade jurídica
MODELOS DE PETIÇÕES
- Modelo de Inicial
- Contestação Cível
- Contestação Trabalhista
- Apelação Cível
- Apelação Criminal
- Agravo de Instrumento
- Agravo Interno
- Embargos de Declaração
- Cumprimento de Sentença
- Recurso Especial Cível
- Recurso Especial Penal
- Emenda à Inicial
- Recurso Inominado
- Mandado de Segurança
- Habeas Corpus
- Queixa-Crime
- Reclamação Trabalhista
- Resposta à Acusação
- Alegações Finais Cível
- Alegações Finais Trabalhista
- Alegações Finais Criminal
- Recurso Ordinário Trabalhista
- Recurso Adesivo
- Impugnação ao Cumprimento de Segurança
- Relaxamento de Prisão
- Liberdade Provisória
- Agravo em Recurso Especial
- Exceção de pré-executividade
- Petição intermediária
- Mais Modelos de Petições