Apelação Cível - Ação Revisionais Idênticas CPC 285-A
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Bancária
Tipo de Petição: Recurso
Número de páginas: 24
Última atualização: 15/10/2015
Autor da petição: Alberto Bezerra
Ano da jurisprudência: 2015
Trata-se de modelo de recurso de apelação cível, onde em ação revisional de contrato fora rejeitada liminarmente(por sentença), porquanto o magistrado entendeu que havia afronta a decisões proferidas em casos idênticos - identidade de ações – CPC, art. 285-A ), sobretudo quando entendeu-se que a matéria controvertida era tão-só de direito.
O Autor recorreu por meio de apelação( CPC, art. 285-A, § 1º ), demonstrando existir dessemelhanças entre a situação concreta e a que foi definida na sentença que julgou o caso tido como idêntico, o qual inserto no corpo da decisão recorrida.
Evidenciou-se no recurso em espécie que eram distintos os temas tratados com respeito aos juros remuneratórios, bem como quanto ao tema de anatocismo.
Demonstrou-se, nas razões da apelação, um confronto entres os pedidos formulados na exordial e os fundamentos evidenciados na sentença guerreadas.
Defendeu-se, assim, que o art. 285-A do Código de Processo Civil prevê a possibilidade de o juiz julgar liminarmente improcedente o pedido, todavia desde que já tenha prolatado sentença em casos idênticos e a resolução da causa envolva matéria exclusivamente de direito.
Pleiteou-se neste modelo de apelação o juízo de retratação, onde requereu-se o prosseguimento do feito(tendo como prejudicado o recurso) ou, sucessivamente, a citação do réu-apelado para responder os termos do apelo.
Inseriu-se notas de jurisprudência do ano de 2015.
Acrescida a doutrina de Humberto Theodoro Júnior, Daniel Amorim Assumpção Neves e Antônio Cláudio da Costa Machado.
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO REVISIONAL. CONTRATO BANCÁRIO. JULGAMENTO LIMINAR DO MÉRITO. ART. 285-A, CPC. REQUISITOS. NÃO PREENCHIMENTO. NULIDADE DO PROCEDIMENTO. RECONHECIMENTO.
O julgamento liminar do mérito, com fulcro no art. 285-A, do Código de Processo Civil, exige seja a questão controvertida na lide exclusivamente de direito, a existência de sentença paradigma de improcedência, que verse sobre matéria idêntica e a adoção, pela instancia inferior, do entendimento adotado pela instancia revisora imediata. A pretensão de revisar contrato de empréstimo bancário, fundada em abusividade de cláusulas negociais, somente pode ser solucionada após a análise dos termos específicos do negocio jurídico objeto da lide, ou seja, posteriormente à apreciação do substrato fático da demanda. (TJMG; APCV 1.0024.12.156435-5/002; Rel. Des. Leite Praça; Julg. 01/10/2015; DJEMG 14/10/2015)
R$ 151,13 em até 12x
no Cartão de Crédito ou
*R$ 136,02(10% de desconto)
com o
PIX