Cartão de Crédito (Encargos Contratuais – preqüestionamento) BC97
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Bancária
Tipo de Petição: Petição intermediária
Número de páginas: 45
Autor da petição: Alberto Bezerra
Trata-se de considerações em AÇÃO REVISIONAL DE CARTÃO DE CRÉDITO onde, já no estágio processual de produção de provas( portanto após a contestação ), o autor da peça ingressou com novos temas ao debate judicial.
Tratam-se de matérias de ordem pública, tais como juros moratórios e remuneratórios, multa contratual e comissão de permanência.
O juiz, na visão do autor, deve levar em consideração ex officio em qualquer estágio da querela judicial.
Tornou-se, então, matérias devidamente preqüestionadas.
Destacou-se que os juros remuneratórios foram alcançados acima da média do mercado e, mais, havia limitação de 12%(doze por cento) ao ano, maiormente em levando-se em conta nova orientação fixada pelo Código Civil.
Neste ponto o autor da peça pede, como requerimento sucessivo, que sejam reduzidos ao patamar da média praticada pelo mercado, à época da celebração do pacto.
Trava-se, mais, debate quanto à ilegalidade da cobrança de juros capitalizados à luz das medidas provisórias n°s 1.963 e 2.170, numa visão de antinomia constitucional.
Pediu-se a inversão do ônus da prova e, à luz de artigos da lei processual civil, pleiteou-se a apresentação de extratos de toda movimentação financeira(hipossuficiência técnica).
No estágio processual que fora apresentada a peça, acrescentou-se pedido de tutela antecipada.
Inúmeros julgados fora acrescidos à peça, além de farta lições doutrinárias, mormente quanto à possibilidade de preqüestionamento da matéria ventilada na hipótese(de índole pública).
R$ 77,35 em até 12x
no Cartão de Crédito ou
*R$ 69,62(10% de desconto)
com o
PIX