Pedido de justiça gratuita em recurso de apelação Novo CPC PTC480
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Cível
Tipo de Petição: Apelação Cível [Modelo]
Número de páginas: 17
Última atualização: 28/03/2022
Autor da petição: Alberto Bezerra
Ano da jurisprudência: 2020
Doutrina utilizada: Leonardo Greco
O que se debate nesta peça processual: trata-se de modelo de petição de recurso de apelação cível, conforme novo Código de processo civil (art. 1009), no qual se pedido de justiça gratuita e dispensa do recolhimento do preparo.
- Sumário da petição
- APELAÇÃO CÍVEL
- (1) – DA TEMPESTIVIDADE
- (2) – PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA
- (3) – SÍNTESE DO PROCESSADO
- - Objetivo da ação em debate
- 4 – PROVAS INSERTAS NOS AUTOS
- 4.1. Depoimento pessoal do Apelado
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DA CIDADE
Proc. nº. 0011223-44.2222.5.66.7777
Embargante: Francisco das Quantas
Embargado: Fulano de Tal
FULANO DE TAL (“Apelante”), solteiro, comerciário, residente e domiciliado na Rua X, nº. 0000, casa 17, em Cidade (PP) – CEP nº 55666-777, inscrito no CPC (MF) sob o nº. 111.222.333-44, comparece, com o devido respeito e máxima consideração à presença de Vossa Excelência, não se conformando, venia permissa maxima, com a sentença meritória exarada às fls. 89/96, para interpor, (CPC, art. 1.003, § 5º), com suporte no art. 1.009 e segs. do Código de Processo Civil, o presente recurso de
APELAÇÃO CÍVEL
tendo como recorrido FRANCISCO DAS QUANTAS (“Apelado”), casado, comerciante, inscrito no CPF (MF) sob n° 444.555.666-77, residente e domiciliado na Rua das Quadras, nº. 0000 - CEP nº. 66777-888, em Cidade (PP), em virtude dos argumentos fáticos e de direito, expostas nas RAZÕES ora acostadas.
Outrossim, ex vi legis, solicita que Vossa Excelência declare os efeitos com que recebe o recurso evidenciado, determinando, de logo, que o Apelado se manifeste sobre o presente (CPC, art. 1.010, § 1º) e, depois de cumpridas as formalidades legais, seja ordenada a remessa desses autos, com as Razões de Apelação, ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado.
Respeitosamente, pede deferimento.
Cidade, 00 de fevereiro de 0000.
Beltrano de Tal
Advogado – OAB 112233
RAZÕES DE APELAÇÃO
Ação de Embargos à Execução
Processo nº. 0011223-44.2222.5.66.7777
Originário da 00ª Vara Cível de Cidade (PP)
Apelante: Fulano de Tal
Apelado: Francisco das Quantas
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO
Em que pese à reconhecida cultura do eminente Juízo de origem e à proficiência com que se desincumbe do mister judicante, há de ser reformada a decisão ora recorrida, porquanto proferida em completa dissonância para com as normas aplicáveis à espécie, inviabilizando, portanto, a realização da Justiça.
(1) – DA TEMPESTIVIDADE
O presente recurso há de ser considerado tempestivo, vez que a sentença em questão fora publicada no Diário da Justiça nº. 0000, em sua edição do dia 00/11/2222, que circulou no dia 11/00/2222.
Nesse ínterim, à luz da regência da Legislação Adjetiva Civil (art. 1.003, § 5º), este recurso é interposto dentro do lapso de tempo fixado em lei.
(2) – PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA
Convém, antes de tudo, formular pedido de gratuidade de justiça em sede recursal, neste recurso apelatório, para ulterior apreciação do Egrégio Tribunal de Justiça.
O suporte fático e documental, careado na presente apelação cível, decerto traz à lume a hipossuficiência financeira do Apelante.
Confira-se, a propósito, os seguintes documentos probatórios:
( i ) pesquisa feita junto à Serasa, a qual atesta que contra esse pesam mais de 5 (cinco) protestos e, lado outro, outras 3 (três) anotações junto ao Serviço de Proteção ao Crédito; (docs. 01/05)
( ii )a remuneração média anual do Agravante é, tão só, o equivalente R$ 0.000,00 (.x.x.x.) (doc. 06).
( iii ) extratos bancários que demonstram saldo negativo há mais de 6(seis) meses e, além do mais, revelam que ele se utilizou do cheque especial e crédito direto ao consumidor (CDC). (docS. 07/09)
Nessas pegadas, urge asseverar o que reza a Legislação Adjetiva Civil, verbis:
Art. 99 - O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.
Com efeito, é ancilar o entendimento jurisprudencial:
RECURSO. APELAÇÃO CÍVEL. LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. EMBARGOS À EXECUÇÃO.
Justiça gratuita pleiteada pelo executado, ora apelante. Embargante que demonstrou nesta fase recursal que o recolhimento das custas possui o condão de prejudicar sua própria subsistência. Concessão. Possibilidade. RECURSO. APELAÇÃO CÍVEL. LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. EMBARGOS À EXECUÇÃO. MATERIA PRELIMINAR. Cerceamento de defesa. Alegação de cerceamento de defesa, vez não ter sido realizada instrução e tampouco dado a oportunidade de produção de provas a demonstrar o quanto alegado. Descabimento. Há nos autos documentação necessária para o deslinde da controvérsia. Nulidade da respeitável sentença. Impossibilidade. Matéria preliminar afastada. RECURSO. APELAÇÃO CÍVEL. LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. EMBARGOS À EXECUÇÃO. MERITO. 1) Termo de confissão de dívida exigido pelo exequente devidamente comprovado nos autos. Alegações aprestadas pelo recorrente que não retiram a liquidez, exigibilidade e certeza do título. 2. Juros e correção monetária estipulados dentro das normas incidentes à espécie. Inexistência de cobrança de juros e correção monetária de forma abusiva ou em duplicidade. 3. Multa moratória. Possibilidade. Multa que foi devidamente pactuada entre as partes. Abusividade não constatada. O crédito aqui cobrado, documentalmente comprovados, constitui título executivo de natureza extrajudicial e foi expressamente estabelecido entre as partes. Improcedência dos embargos. Sentença mantida. Recurso de apelação do embargante executado não provido, majorada a verba honorária com base no artigo 85, parágrafo 11, do Código de Processo Civil. [ ... ]
DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO EM "AÇÃO DE COBRANÇA". SENTENÇA CUJO TEOR JULGA PROCEDENTE A DEMANDA, CONDENANDO A RÉ NO DEVER DE PAGAR R$ 6.400,72 (SEIS MIL, QUATROCENTOS REAIS E SETENTA E DOIS CENTAVOS), ACRESCIDOS DE JUROS MORATÓRIOS E CORREÇÃO MONETÁRIA, ALÉM DE CUSTAS PROCESSUAIS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS NO IMPORTE DE 10% (DEZ POR CENTO) SOBRE O VALOR DA CONDENAÇÃO. CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA À RÉ/RECORRENTE, DE MODO A EXIMI-LA DO PAGAMENTO IMEDIATO DO PREPARO RECURSAL.
Apelo interposto com o fim de anular a sentença, por cerceamento do direito de defesa, ou, subsidiariamente, obter o julgamento de improcedência da ação. Não acolhimento. Nulidade não configurada, uma vez que o magistrado singular, antes de proferir sentença, intimou as litigantes para manifestarem interesse na fase instrutória, tendo a parte ora recorrente silenciado. Conduta que se mostra contraditória. Comportamento que é vedado pelo ordenamento jurídico, configurando verdadeiro venire contra factum proprium. Quanto à tese recursal atinente à defesa da sócia adriana da Silva calado, a qual, por sua vez, sustenta ter sido incluída nos quadros societários de modo fraudulento, tem-se que não pode ser apreciada no bojo desta ação, pois, a teor do preceito extraído do art. 18 do CPC/2015, a empresa não pode, em nome próprio, pleitear direito que pertence à pessoa física da sócia, cuja participação nestes autos está adstrita à condição dela de representante legal da pessoa jurídica demandada. Noutro giro, observa-se que a inicial veio instruída com documentos comprobatórios de que houve a efetiva entrega das mercadorias no endereço declinado pela própria ré em seu contrato social, inexistindo nos autos prova da tese segundo a qual referida documentação seria inservível para comprovar o direito autoral. Improcedência mantida. Majoração da verba honorária devida pela pessoa jurídica ré em favor do advogado da autora em 01% (um por cento), totalizando, então, 11% (onze por cento) sobre o valor da condenação. Necessidade de esclarecimento sobre o fato de que o deferimento, neste grau recursal, dos auspícios da justiça gratuita, não abrange as custas processuais devidas até a prolação da sentença, nem a verba honorária ali fixada, somente sujeitando à condição suspensiva de exigibilidade consubstanciada no art. 98, §3º do CPC/2015 as custas, emolumentos e honorários devidos a partir desta apelação. Recurso conhecido e não provido. Unanimidade. [ ... ]
Em desfecho, podemos afirmar, seguramente, que ao Apelante deve ser concedido os Benefícios da Gratuidade da Justiça, nada importando se o pleito é formulado em sede recursal, porquanto:
VIII Fórum Permanente de Processualistas Civis – FPPC
Enunciado 246. Dispensa-se o preparo do recurso quando houver pedido de justiça gratuita em sede recursal, consoante art. 99, § 6º (sic), aplicável ao processo do trabalho. Se o pedido for indeferido, deve ser fixado prazo para o recorrente realizar o recolhimento. (referência correta – § 7º)
(3) – SÍNTESE DO PROCESSADO
(CPC, art. 1.010, inc. II)
- Objetivo da ação em debate
A querela em ensejo diz respeito à propositura de Ação de Embargos à Execução, cujo âmago visa afastar penhora em imóvel tido por bem de família.
O Apelado defende ser o legítimo proprietário do imóvel sito na Rua X, nº. 000, nesta Capital, desde os idos de 0000, bem esse adquirido consoante a correspondente escritura pública de compra e venda.
Esse, encontra-se registrado na matrícula nº. 0000, do Cartório de Registros de Imóveis da Cidade (PP). (fl. 21)
Esse bem, prossegue, é utilizado unicamente em benefício da entidade familiar.
Ante ao acervo probatório, o magistrado de piso acolheu o pleito de nulidade absoluta da penhora, o que fizera por meio de sentença meritória.
4 – PROVAS INSERTAS NOS AUTOS
4.1. Depoimento pessoal do Apelado
É de se destacar o depoimento pessoal prestado pelo Apelado, o qual dormita na ata de audiência de fl. 57/58.
( ... )
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Cível
Tipo de Petição: Apelação Cível [Modelo]
Número de páginas: 17
Última atualização: 28/03/2022
Autor da petição: Alberto Bezerra
Ano da jurisprudência: 2020
Doutrina utilizada: Leonardo Greco
Sinopse abaixo
AGRAVO DE INSTRUMENTO INTERPOSTO CONTRA R. DECISÃO PELA QUAL FOI INDEFERIDO PEDIDO DE RECONHECIMENTO DA IMPENHORABILIDADE DO IMÓVEL OBJETO DE CONSTRIÇÃO JUDICIAL, O QUE SE DEU NOS AUTOS DE AÇÃO DE EXECUÇÃO. ALEGAÇÃO DE INCORREÇÃO COM PEDIDO DE REFORMA.
Alegação de que o imóvel constrito se constitui em bem de família, o que permite reconhece-lo como impenhorável. Impossibilidade. Impenhorabilidade não reconhecida. Acerto da r. Decisão como proferida. Lei nº 8.009/90. Ônus da prova do executado, no que toca a demonstrar que o imóvel em questão se trata de bem de família. Devedor que não comprovou que o imóvel objeto da constrição é utilizado como moradia permanente ou destinado a constituição de renda em benefício da unidade familiar. Aplicação do quanto disposto pelo artigo 5º, caput, da Lei nº 8.009/90. Pleno acerto da r. Decisão como proferida. Recurso não provido. (TJSP; AI 2273691-97.2021.8.26.0000; Ac. 15475058; São Paulo; Décima Sexta Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Simões de Vergueiro; Julg. 08/03/2022; DJESP 17/03/2022; Pág. 1768)
R$ 115,43 em até 12x
no Cartão de Crédito ou
*R$ 103,89(10% de desconto)
com o
PIX